Programa de intervenção para TDAH
Pay Attention! Programa de treinamento dos Processos atencionais (Hogrefe)
O Pay Attention! foi desenvolvido com base nos princípios do Treinamento de Atenção Prolongada (APT) para crianças e pode ser adaptado para adolescentes com o objetivo de intervir e remediar nas dificuldades de:
Atenção sustentada: manter o foco em uma tarefa por períodos prolongados.
Atenção seletiva: filtrar estímulos irrelevantes para focar em informações importantes.
Atenção alternada: mudar o foco entre diferentes tarefas ou estímulos.
Atenção dividida: gerenciar dois ou mais estímulos simultaneamente.
De acordo com Tamm et al. (2012) o treinamento da atenção concentra-se em desenvolver habilidades atencionais centrais que são utilizadas em diversas tarefas, visando melhorar a eficiência da rede neural responsável pela execução de diferentes atividades. Portanto, espera-se que o treinamento resulte em um desempenho aprimorado em várias tarefas, ou seja, uma transferência do treinamento para diferentes contextos. Espera-se com esse programa uma considerável melhoria na atenção, melhor velocidade, consistência no tempo de reação, adaptação às exigências de mudança de tempo de resposta e melhor habilidade executiva- que envolverá o processamento e a atualização da informação.
Como funciona
O Pay Attention é geralmente aplicado em sessões conduzidas e limitadas. O programa inclui exercícios adaptados para atender às necessidades individuais do paciente, utilizando estratégias lúdicas e funcionais para engajar e estimular o aprendizado.
O programa é frequentemente utilizado como parte de intervenções integradas que incluem acompanhamento psicoterapêutico, orientações familiares e adaptações no ambiente educacional.
Pay Attention- Programa de Treinamento dos Processos Atencionais para Crianças. Thomson, J., Kerns, K., Seidenstrang, L., Sohlberg, M. M., & Mateer, C. A. (2005). Pay Attention! A children's attention process training program. Wake Forest, NC: Lash.
Tamm, L., Epstein, J. N., Peugh, J. L., Nakonezny, P. A., & Hughes, C. A. (2012). Preliminary data suggesting the efficacy of attention training for school-aged children with ADHD. Developmental Cognitive Neuroscience, 4, 16-28. doi:10.1016/j.dcn.2012.11.004